Blog

ESCLARECIMENTOS SOBRE SOROLOGIA PÓS-VACINAL

ESCLARECIMENTOS SOBRE SOROLOGIA PÓS-VACINAL

A entrada do SARS-CoV-2 na célula humana se dá pela interação entre o Domínio de Ligação do Receptor (RDB) que se encontra na subunidade S1 da proteína S (spike) do vírus, com o receptor ACE2 na célula humana (figura). Anticorpos direcionados ao RDB-S1 bloqueiam o local de ligação, neutralizando o poder de penetração viral. 

Figura. Representação esquemática do SARS-CoV-2 e ponto de ligação com célula humana.


O uso de testes de neutralização viral (VNT) são complexos, e trazem risco a saúde pública, por manipularem vírus vivos infectantes. A técnica utilizada é a PRNT (teste de neutralização viral em placas). Devido aos riscos envolvidos, eles não são realizados por laboratórios clínicos comuns, só sendo autorizada sua realização em laboratórios especializados com nível 3 de biossegurança.


Com o advento da vacinação, têm-se discutido como determinar, em laboratórios comuns, qual teste seria capaz de avaliar a presença de anticorpos neutralizantes. Duas estratégias principais têm sido adotadas até o momento.


A primeira, seria a técnica de “Substituto do VNT” (Surrogate virus neutralization test), onde se determina a capacidade de inibição da ligação de moléculas RDB (não virais) com o receptor ACE2. O resultado é dado em % de redução da ligação, e a metodologia é o ELISA.


Mais recentemente foi disponibilizado um teste de dosagem direta e quantitativa de anticorpos, com elevadíssimas sensibilidade e especificidade para o RBD-S1, utilizando a técnica  Imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência - CMIA, (SARS-CoV-2 IgG II Quant). Testes de equivalência e correlação, demonstraram que os anticorpos quantificados por esse novo teste se correlacionam 100% com o teste de neutralização viral em placas – PRNT (gold standard). Os estudos demonstram uma correlação direta entre as concentrações de anticorpos em UA/mL e os títulos de anticorpos detectados pelo teste e a diluição de PRNT (tabela), indicando que concentrações maiores se correlacionam com maior capacidade neutralizante. A característica de ser quantitativo não facilita apenas a interpretação do resultado de um teste inicial, mas também auxilia no acompanhamento longitudinal da quantidade de anticorpos.

 

Estimativa da concentração de anticorpos frente a diluições de PRNT:
 

Diluição PRNT

IgG Anti-SARS-CoV-2 AU/mL

1:80

1050

1:160

3550

1:250

4160

1:640

6950

Estimativa realizada por regressão logística com nível de 95% de probabilidade


O laboratório DNA, após analisar as diversas alternativas, optou pelo teste de dosagem direta de anticorpos neutralizantes, por se tratar de um teste quantitativo e 100% correlacionável aos testes de neutralização viral pelo método “padrão ouro” (PRNT). Adicionalmente o laboratório DNA realizou um estudo interno de validação, utilizando amostras de pessoas pós vacina e/ou pós COVI19 que demonstrou 100% de positividade (acima de 50 AU/mL) no SARS-CoV-2 IgG II Quant.


Nosso exame é denominado Anticorpos Neutralizantes Anti SARS-COV-2, S1 RBD - Quantitativo, não necessita jejum, e deve ser realizado pelo menos 15 dias após a vacinação, idealmente 30 dias. Pacientes com baixa imunidade podem levar ainda mais tempo para produção sustentada de anticorpos. O resultado é liberado em 2 dias.


O Laboratório DNA continuará a monitorar os avanços científicos que ocorram, mudando a estratégia de forma a continuar oferecendo o que há de mais seguro, moderno e avançado aos seus clientes, médicos e pacientes.


Para esse fim, conta com extensa equipe de assessoria médica e científica, composta por uma equipe multiprofissional, vários dos quais doutores (PhD) e professores nas suas áreas de atuação.


Disponibilizamos nossa equipe de consultores para retornar qualquer dúvida que permaneça e para cujo esclarecimento o colega médico solicite.


 

ícone de localização

Confira a Unidade Mais Próxima de Você

ícone de casa

Coleta Domiciliar

Acompanhe o DNA

Novidades e promoções exclusivas para cadastrados no DNA

Site protegido por reCAPTCHA. Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google aplicados.